terça-feira, 25 de junho de 2013

Receita do Bolo Preto ou Pé de Moleque

Ingredientes



1 - kg de mandioca fresca ralada (mandioca mole)
1 - copo de leite de coco
1 - rapadura grande
1 - 1/2 colher de sopa de margarina derretida
1 - Colher de sopa de cravo-da-índia
1 - Colher de sopa de erva-doce
Castanhas de caju a gosto

Modo de fazer

Derreta a rapadura no fogo com 1/2 copo de água. Em uma tigela misture a mandioca ( é como a mandioca fresca é chamada em Natal) a manteiga e o leite de coco. Acrescente aos poucos a rapadura derretida e por fim a erva-doce e o cravo-da-índia. Se a massa ficar mole, coloque mais um pouco da mandioca mole até adquirir a consistência ideal. Despeje em uma forma retangular média e decore com castanha de caju. Leve para assar em forno médio. O bolo estará pronto quando você espetá-lo com uma faca e ela sair limpa. Pincele o bolo com leite de coco assim que esse sair do forno.



Hoje em dia, está cada vez mais raro se encontrar o bolo preto na sua forma tradicional, enrolado na  folha de bananeira e assado em forno de lenha. Com o uso dos novos utensílios da cozinha ficou mais prático fazer esse bolo sem perder suas características essenciais: um bolo delicioso, delicadamente perfumado pela mistura das especiarias.

3 comentários:

  1. Oi Mônica, obrigada pela sua receita tradicional, me ajudou bastante. Que Jesus lhe abençoe, bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Flor eu aprendi diferentes, minha receita não leva castanhas e tem outros engredientes

      Excluir
    2. Flor eu aprendi diferentes, minha receita não leva castanhas e tem outros engredientes

      Excluir